Receita - Manteiga Vegana

13 de março de 2017






Já pensou em uma manteiga que você pode passar no pão sem se preocupar com gorduras saturadas? Hum... E além disso ter um sabor incrivelmente delicioso? Essa manteiga existe e você pode fazer aí na sua casa em poucos minutos!
Os responsáveis por esta receita maravilhosa foram o pessoal do VegTube (http://www.vegtube.com.br). Esse site é um dos meus queridinhos, as receitas sempre funcionam!
Fiz uma adaptação à receita original, não consegui encontrar lecitina de soja na minha cidade, então não utilizei e nem coloquei nada para substituir. E ainda assim a receita deu super certo! O óleo que eles indicam é o óleo de coco, por ser um dos óleos mais saudáveis. Mas já utilizei outros óleos além do de coco, e também deu super certo, é algo que fica a seu critério.

Ingredientes:


1/2 xícara de leite de soja sem sabor, ou leite de amêndoas (Só pode ser um desses dois leites vegetais)
2 colheres de chá de vinagre de maçã
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de óleo de coco
1 colher de chá de goma xantana
Açafrão

Modo de Preparo


Misture o leite (utilizei o de leite de soja em pó dissolvido na água) com o vinagre de maçã e deixe coagular, isso leva cerca de 15 minutos.



Bata no liquidificador por cerca de 2 minutos a mistura do leite com o vinagre, o óleo, o sal e uma pitada de açafrão para dar cor. Por último acrescente a goma xantana.
Coloque essa mistura em uma vasilha e leve ao congelador por 2 horas. Eu usei um plástico para desenformar a manteiga com maior facilidade.




Está pronta sua manteiga, ela é ideal para passar no pão! Conserve na geladeira em um potinho com tampa.


Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário