Feijoada Vegetariana

16 de novembro de 2018




Uma vez estava na fila de um self-service e alguém atrás de mim disse: ah, não gosto de feijoada. Confesso que na hora olhei para trás para ver o rosto da pessoa que não gostava de feijoada, porque acho que tal pessoa é uma raridade! Feijoada é bom demais! Eu amo, e você? 
A feijoada vegetariana pode ser muito saborosa, e o tchan dela está na fumaça em pó, os ovolactovegetarianos podem usar queijo provolone defumado para substituí-la. Além de deliciosa, o feijão preto é rico em ferro, mineral super importante para a manutenção de um bom sangue!

Ingredientes


½ kg de feijão preto cozido
2 cebolas picadas
1 beringela cortada em cubinhos ou abobrinha (opcional)
4 dentes de alho (grandes)
½ Pimentão cortado em cubinhos
2 xícaras de proteína de soja grande hidratada
1 lata de salsicha vegetal  ou 3 cenouras cortadas em fatias
2 folhas de louro
Óleo para refogar
Colminho, Orégano, coentro moído e sal/shoyo à gosto
1 colher de sopa de fumaça em pó

Modo de Preparo


Dica para hidratar a proteína de soja grande: cubra os pedaços com água, adicione alguns temperos (coentro moído, orégano, louro, molho shoyo) e leve ao fogo médio. Após ferver, desligue. Descarte a água e reserve a soja.

Refogue a cebola, o alho e o pimentão. Acrescente a proteína de soja e mexa por cinco minutos. Adicione a berinjela e mexa um pouco mais. Acrescente o feijão cozido previamente, misture bem e se necessário cubra com água até mais ou menos 3 dedos acima dos ingredientes sólidos. Tempere com as especiarias e sal, não esqueça da folhas de louro. Deixe ferver por 30 minutos em fogo baixo. Se precisar de mais água durante este período, acrescente. Junte a salsicha ou a cenoura e a fumaça em pó e deixe ferver por mais 10 minutos ou até o caldo engrossar.

Não tenha preguiça de deixar ferver, é isso que faz a feijoada ficar bem temperada. Eu gosto de fazer a feijoada em um dia para comer no outro, porque ela fica muito mais saborosa quando tem esse tempo para curtir.



Sirva com arroz, farofa, banana da terra ou mandioca frita e salada de couve com laranja. A vitamina C da laranja ajudará na absorção do ferro do feijão.



Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário