Pão de Queijo Mineiro

8 de julho de 2020





Essa receita é para os ovolactovegetarianos. Eu me incluo nessa categoria, evito o consumo de leite e ovos, mas deixar o pão de queijo é um desafio para qualquer mineiro. Que fique bem claro: não estimulo, nem incentivo o uso de leite e ovos, porém sei que a grande maioria das pessoas que deixam de comer carne consomem esses produtos. Já ensinei aqui no blog uma versão vegana do pão de queijo que por sinal fica uma delícia! 
Sou mineira uai, com muito orgulho (já deixei bem claro né?)! Dá uma tristeza comer pão de queijo em outro lugar (sinceramente tenho vontade de chorar e já chorei), como disse Rubem Alves: Tenho dó de quem não é mineiro, porque não vai entender.
Vou ensinar para vocês como fazer um pão de queijo, o mais parecido com o de Minas. Por que o "mais parecido”? Porque depende dos ingredientes, polvilho de boa qualidade (que na minha região chamamos de goma), queijo de Minas, etc...
“Bora lá intaum, fazê um pãozim di quej”?

Ingredientes

500 g de polvilho azedo
3 xícaras de queijo minas ralado (queijo meia cura é o ideal)
1 xícara de leite
½ xícara de água
½ xícara de óleo
1 colher (sopa) de sal
2 ovos

Modo de preparo

Coloque o leite, a água e o óleo em um recipiente e leve ao fogo, deixe levantar fervura. Enquanto isso coloque o polvilho em uma travessa para escaldá-lo. O que é escaldar? É derramar o líquido quente, aos poucos sobre o polvilho e, mexer com uma colher, para que fique com o aspecto de farofa. Deixe esfriar, use as mãos para esfarelar os aglomerados do polvilho.
Acrescente os ovos, um de cada vez, misturando para formar uma massa única.
Adicione o queijo ralado, envolvendo e amassando tudo com as mãos.
Está grudando nas mãos? Está tudo bem! Lave as mãos, unte-as (com óleo ou margarina) e modele os pães de queijo.
Você pode colocar em uma forma e assar, ou dispor em uma vasilha e congelar.
Asse em fogo médio previamente aquecido (no meu fogão é 240º, mas fogão é como marido: cada um conhece o que tem).
Para saber se estão assados é só conferir os pontinhos de queijo dourados. Eu gosto de pão de queijo crocante por fora, então deixo um pouquinho mais no forno.



Agora faz uma cevadinha, convida seus amigos para deliciarem o pão de queijo e viva a cultura mineira!
Inté a próxima!

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário