Receita - Versão vegana do Pão de Queijo

6 de fevereiro de 2017


Como uma boa mineira sempre gostei muito de pão de queijo, essa maravilha da culinária que agrada gregos e troianos. Infelizmente é uma receita turbinada com ovos, leite e é claro queijo! Para quem não consome mais esses itens há uma alternativa: a versão vegana do pão de queijo. Experimentei pela primeira vez no CEVISA, um spa médico educativo, e achei delicioso! Fiz alguns testes e agora compartilho com vocês a receita que mais me agradou. Vamos lá fazer um “pãozim de queije” e honrar a raça mineira.




Ingredientes:


2 xícaras de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
1 xícara de purê de mandioquinha
1 xícara de água (a água que você utilizou para cozinhar a mandioquinha)
1/3 xícara de óleo
Sal à gosto (usei 2 colheres de chá)
Opcional: 1 colher de linhaça dourada (além do valor nutricional deixa os pães mais parecidos esteticamente com o verdadeiro pão de queijo)

Modo de Preparo:


Para o purê de mandioquinha cozinhe-a e amasse. Reserve a água do cozimento.




Em um recipiente misture o polvilho, o sal e a linhaça. Escalde com a água da fervura da mandioquinha. Escaldar, para quem desconhece esse termo, é ir acrescentando a água ainda quente sobre o polvilho e misturando com uma colher, o que vai formando uma certa "farofa". Deixe esfriar.




Acrescente o purê de mandioquinha e o óleo e vá misturando tudo com as mãos  até formar uma massa firme, fácil de modelar. 





Modele os pães, de preferência em tamanhos menores para que eles possam assar completamente e mais facilmente, por dentro. Coloque em uma forma untada e leve ao forno preaquecido por 10 minutos em fogo alto (260°) por aproximadamente 15-20 minutos.



Observações


A mandioquinha é conhecida por vários nomes populares como batata baroa, cenoura branca, etc.
Para congelar, coloque a forma com os pães modelados no congelador. Após duas horas guarde-os em saquinhos plásticos.


Esse pãozinho é uma ótima opção para o café da manhã ou lanche da tarde. A criançada vai adorar!









Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário