Entrevista com a nutri Carla Caxias

8 de maio de 2017



Hoje vamos dar início a um novo espaço no blog, onde vou conversar com profissionais da saúde e da gastronomia e trazer informações que vão nos auxiliar na busca por uma vida mais saudável.

Para estrear este quadro, vamos bater um papo com a Carla Caxias, Nutricionista (CRN-5 6905), Digital Influencer, fundadora e administradora do Saúde e Temperança: instagram.com/saudeetemperanca; facebook.com/healthandtemperance

Atualmente a Carla atua como nutricionista comportamental, com experiência em pacientes celíacos, intolerantes à lactose, APLV e adeptos ao veganismo/ vegetarianismo. Em função dos cursos voltados à psicologia behaviorista, dedicou sua prática clínica aos atendimentos individualizados como Personal Nutri e ao incentivo da reeducação alimentar, em contraponto à prescrição dietética tradicional. 

O assunto que vamos tratar é sobre sucos detox. Se você tem interesse em saber mais sobre esses sucos, acompanhe a entrevista.






O que são sucos detox?

Os sucos detox são bebidas cujos ingredientes apresentam características desintoxicantes no organismo, melhorando o seu funcionamento ao potencializar a eliminação de toxinas e favorecer a limpeza hepática.

É melhor consumir frutas e verduras in natura ao invés de sucos?

Consumir frutas de modo integral é excelente, bem como a inclusão de sucos detox no cardápio. Um não exclui o uso do outro.

Para quem os sucos detox são indicados?

Qualquer pessoa pode se beneficiar dos sucos, desde que seja orientado por um profissional qualificado.

Qual o melhor horário e a frequência para tomar esse tipo de suco?

Fazer uso dele em jejum é uma boa estratégia para potencializar a detoxificação. A frequência varia muito de acordo com o objetivo do paciente. É importante, porém, que haja uma variedade de opções dos sucos detox caso opte pelo consumo regular para que o aporte de nutrientes diários seja atingido.

Faz diferença tomar esses sucos sem coar? Por quê?

Sim, ao coar eliminamos grande parte das fibras dos componentes do suco. As fibras possuem um papel importantíssimo tanto na saúde intestinal quanto no controle da liberação de insulina pelo sangue. Sempre que possível, é indicado consumir esses sucos integrais (sem coar).

Quais são os cuidados que se deve ter em relação ao consumo de tais sucos?

O principal cuidado é ter um acompanhamento profissional durante o uso para que seja orientado corretamente a combinação de alimentos, adequação de vitaminas e minerais etc.

Sucos indicados e seus benefícios:




Laranja, couve, maçã
Um laxante natural com boas fontes de vitamina C e ferro. Essa combinação potencializa a absorção do ferro pelo organismo. Melhora a saúde intestinal e é indicado para pacientes com quadro de anemia ferropriva (isto é, por deficiência de ferro no organismo).

Laranja, cenoura, maçã
A presença da cenoura torna-o uma importante fonte de betacaroteno, uma das formas da vitamina A. Excelente para manter o bronze em dia e a saúde dos olhos.



Laranja, cenoura, acerola
Suco detox e antioxidante, ajuda na reparação dos tecidos e promove a síntese de colágeno.

Abacaxi, couve e gengibre
Altamente digestivo, o gengibre ainda ajuda na redução da inflamação do corpo.

Laranja e Inhame
Uma excelente fonte de vitamina B6, substância que contribui na redução dos riscos de doenças cardiovasculares, como o AVC. Além de ajudar a minimizar os efeitos da TPM e da menopausa.




Inhame, beterraba e limão
Esse suco é ótimo como pré-treino, pois a presença da beterraba estimula a produção de óxido nítrico que, por sua vez, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos. Além disso, é uma boa opção para melhorar o perfil hormonal no organismo devido à presença do inhame que possui diosgenina (um fito-hormônio).




Couve, água de coco e limão
É outra opção de suco com excelente absorção de ferro pelo organismo (couve + limão). Já a água de coco atua repondo eletrólitos após uma atividade física que promova grande liberação de suor pelo organismo.



Abacaxi, maçã e beterraba
Para ingerir esse suco é preciso cautela, pois muitas pessoas não se dão bem ao combinar abacaxi com outras frutas. Porém, de forma isolada, o abacaxi é uma opção interessante para se consumir antes do almoço, já que possui bromelina, uma enzima que auxilia na digestão das proteínas. Já a maça e a beterraba são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras.





Beterraba e maracujá
Essa combinação é perfeita para driblar o cansaço e repor energias!

Outras sugestões:

Outras opções de suco é acrescentar substâncias com características igualmente detox na hora do preparo, como: clorofila, hortelã, salsão e até mesmo grãos germinados.

Exemplo:
1 unidade de maça verde
150 ml de água de coco
1 talo de salsão



E aí, gostaram? Tiraram suas dúvidas? Acharam interessante alguma combinação? Essas e outras orientações vocês podem ter diariamente nos perfis da Carla, Saúde e Temperança - Instagram e Facebook.

Deixem aqui seus comentários e sugestões para novos assuntos!
2 pessoas comentaram

2 comentários:

  1. Gostei!! Muito esclarecedor! Agora é só pegar as dicas, unir a força de vontade, e ter como resultado final uma melhor qualidade de vida!
    Vale a pena acompanhar @saudeetemperança e suas dicas ��

    ResponderExcluir