Como organizar marmitas vegetarianas

18 de fevereiro de 2024

 


É um desafio trabalhar fora ou estudar e ainda cuidar da alimentação. É muito mais fácil comer alimentos industrializados, porque são mais fáceis de preparar. No entanto, se você está interessado em fazer sua parte para ter saúde, optará por ingerir comida de verdade.

Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês o que eu faço para conseguir preparar alimentos saudáveis em meio a uma rotina de doutorado.

O primeiro passo é a organização. Aos domingos eu dou uma olhada na geladeira para ver o que temos, e como posso criar os cardápios. Faço uma lista separando o que pode ser usado como salada e o que é carboidrato e proteína. No sábado à noite, já deixo os grãos (fonte de proteína primordial para vegetarianos) de molho na água.

Para adiantar o preparo durante a semana, faço as seguintes tarefas aos domingos:

·                    Cozinho todos os grãos (ex: feijão, grão-de-bico, lentilha, soja, ervilha)

·                    Lavo todas as verduras, folhas e turbéculos

·                    Pico as folhas como couve e repolho e armazeno na geladeira em saco plástico

·                    Lavo os tubérculos ou cozinho arroz suficiente para toda a semana

·                    Escrevo os cardápios para cada dia da semana, combinando: proteína (feijão, grão-de-bico, lentilha, soja, ervilha), verduras/salada e carboidratos (arroz, batata, inhame, etc..)

Essas atividades realizadas aos domingos são muito importantes, porque durante a semana na parte da noite, faço preparos mais simples e monto as marmitas para o próximo dia. Não monto todas no domingo, porque como vegetarianos, comemos muitos alimentos frescos.

Ter os cardápios em mente, facilita até mesmo na hora das compras. Você compra o que vai realmente preparar e evita desperdícios. Talvez você esteja pensando que isso dá trabalho, e eu te garanto que uma vida desorganizada dá muito mais trabalho. Eu sei que é desafiador montar cardápios, porém com a prática, vai se tornando algo simples.

 

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário