Pão de espinafre (vegano)

10 de novembro de 2021

 



Esse pãozinho verde é sucesso! As cores dão vida à comida. Combinei este pão de espinafre com um hambúrguer de grão-de-bico (para receita clique aqui) e uma maionese de beterraba, ficou tão lindo quanto saboroso!

O espinafre é um vegetal rico em vitaminas A, C e E, ferro, cálcio e potássio. As crianças em geral gostam de alimentos coloridos, ainda mais quando se faz referência a algo do interesse delas, como por exemplo: Pão do Hulk ou do Popeye. Vamos à receita!

 

Ingredientes:

4 xícaras de folhas de espinafre (sem o talo)

2 colheres de sopa rasas de fermento biológico

1 colher de sopa rasa de sal

½ xícara de óleo

4 colheres de sopa de açúcar demerara

1kg de farinha de trigo

Água morna

Linhaça (opcional)

Azeite e gergelim (opcional)

 

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata as folhas de espinafre com 1 de xícara de água morna. Dissolva o fermento em ½ xícara desse líquido com uma colher de açúcar, reserve para dobrar de volume enquanto faz os outros passos.




Em uma vasilha, misture mais ou menos 800 g de farinha de trigo com o açúcar, linhaça e sal. Acrescente o líquido com o fermento (quando dobrar de volume) e o óleo. Vá colocando o restante da água de espinafre aos poucos e misturando bem até chegar na consistência de uma massa que não grude nas mãos. Se for preciso, acrescente mais farinha de trigo ou água morna.






Solve a massa até ficar homogênea e elástica. Deixe descansar por aproximadamente uma hora (até dobrar de tamanho). Você pode cobrir a massa com um pouco de azeite para não ressecar.

 


Modele os pães conforme o seu gosto, pincele cada pão com um pouco de azeite e complete com gergelim em cima. Leve ao forno até que dobrem de tamanho. Ligue o fogo do forno na menor temperatura (180°), e desligue antes de dourar, para que a massa não perca sua coloração verde.



Saboreie!


1 pessoa comentou

1 comentários: