Como cultivar tomate cereja em casa

15 de janeiro de 2020



Tomate cereja é uma delícia! A ideia cultivá-lo em casa sem nenhum defensivo agrícola é atrativa. É muito fácil, quer aprender? Vamos lá:
Pegue um tomate cereja esmague-o com os dedos e misture superficialmente com o solo (do seu quintal ou em vaso).

Como preparar o vaso para o cultivo:

Fazer 4 furos no fundo do vaso.
A primeira camada é composta em média por 2 dedos de argila expandida, que pode ser substituída por brita ou telhas quebradas. Sobre esta camada coloque a manta Bidim, é um tecido que irá filtrar a água. Sobre a manta Bidim coloque o substrato: uma parte de substrato orgânico para duas partes de terra (solo encontrado em sítio, matas, etc...).
Preencha o vaso com esta mistura, deixando um espaço de 2 dedos até a superfície do vaso, para não vazar substrato quando você regar. Coloque uma camada (2 dedos) de serragem para proteger o solo, amenizar o impacto das gotas da irrigação e manter a umidade!

Quando regar?

 De preferência pela manhã. Cuidado: Não regue à noite, nem sobre as folhas, para não criar um ambiente propício para os fungos.

Quantas vezes regar?

 Varia com a região, mas em geral 3 vezes por semana. Para saber se o solo precisa de água, coloque o seu dedo na terra e se ele voltar úmido não precisa ser regado. Em média em 90 dias você fará a primeira colheita.



Para manutenção você pode colocar casca de ovo triturada ou chorume. 


2 pessoas comentaram

2 comentários:

  1. Vou com certeza cultiva estes deliciosos frutinhos, obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!!! Me conta quando realizar a primeira colheita!

      Excluir