O que aprendi com o Livro Saúde Nua e Crua

9 de agosto de 2017



Saúde Nua e Crua  foi escrito pela doutora Marcia Lobo Vidoto, um dos melhores livros que já li sobe saúde. Dentre os vários conteúdos resolvi destacar para vocês o que foi novidade para mim:

“Saúde se escreve com ph”


Um ph equilibrado e levemente alcalino é uma porta fechada para muitas doenças. O fatores que aumentam a acidez do organismo são: estresse, estilo de vida sedentário, excesso de atividades físicas, infecções, toxinas ambientais e uma alimentação acidificante.
Alimentos acidificantes: Carnes vermelhas, ovos, peixes, embutidos, laticíneos, bebidas alcóolicas e cafeinadas, alimentos refinados,  chocolate e adoçantes atificiais.
Alimentos alcalinos: legumes, verduras, tubérculos e raízes, frutas, cereais e leguminosas, adoçantes como açúcar mascavo, mel, stevia e caldo de cana.

O excesso de Proteína Animal é preocupante


Já falei sobre esse assunto no post “A alimentação Vegetariana é deficiente em proteínas?”.

Os Carboidratos não são culpados pela Gordura Localizada


A autora mostra diversos estudos que comprovam que os carboidratos não engordam. Segundo ela o problema não é o pão e sim a manteiga passada nele, o problema não é a batata e sim o óleo e/ou queijo que vem junto.
E faz muito sentido se você pensar nos asiáticos que possuem uma alimentação baseada em arroz e vegetais ricos em amido e são povos centenários que desconhecem o sobrepeso e a obesidade.

Óleo é Óleo


Qualquer óleo vegetal (soja, milho, azeitona, linhaça, coco, etc..) é um produto industrializado, artificial e prejudicial à saúde! Segundo a autora, os óleos extraídos de vegetais não são alimentos e sim calorias vazias, isoladas e concentradas: 100% gordura.
A gordura que necessitamos está embutida nas castanhas, legumes, frutas, verduras e grãos integrais.

Cálcio


Muitas pessoas ainda são iludidas com os laticínios pensando que o leite é a fonte mais segura para se obter cálcio e ter ossos fortes. Mas a questão chave não é aumentar a ingestão de cálcio e sim reter no organismo. Menos de 1/3 do cálcio dos laticínios é absorvido pelo organismo. O consumo de qualquer proteína animal (inclusive o leite) retira o cálcio dos ossos para o equilíbrio ácido-alcalino.
Uma alimentação vegetariana é alcalinizante favorecendo a retenção de cálcio. As dietas baseadas em alimentos cárneos e laticíneos são associados aos mais altos índices de osteoporose. Os vegetais são a fonte primária de cálcio e de outros minerais.

Suplementos


Suplementos possuem nutrientes sintéticos isolados e concentrados, isso pode causar desequilíbrio nutricional. Vitaminas, minerais e outros nutrientes devem ser consumidos em sua forma natural, como parte dos alimentos, só assim os benefícios são alcançados.

Detox


O processo de desintoxicação  favorece a eliminação de toxinas. A desintoxicação pode ser realizada a partir do consumo de alimentos naturais, integrais e 100% vegetarianos.
O consumo de sucos naturais complementa suas necessidades nutricionais. Para sugestões de sucos clique aqui. A Dra. Marcia ressalta que os sucos devem ser coados para uma absorção mais rápida e um menor desgaste energético do sistema digestivo. Sendo que mesmo coando o suco, você ingere fibras, as fibras solúveis em água.
Os sucos de vegetais podem ser usados  no dia a dia, mas JAMAIS devem tomar o lugar de vegetais e frutas in natura.


Para ler a resenha do livro clique aqui.
Para adquirir o livro acesse : http://www.saudenuaecrua.com.br/
5 pessoas comentaram

5 comentários:

  1. Meu exemplar do livro chegou esta semana. Mas como forma de buscar inspiração para começar a lê-lo, resolvi pesquisar e ler algumas resenhas. Li a indicação do livro no Blog QUEM LÊ GANHA MAIS, e ele me indicou ou NATUREBICES DA ELEN! Aqui estou. Muito interessante as coisas que descreveste como tendo aprendido com o livro. Creio que me será muito útil.

    Obrigado por dar inspiração. Vou agora mesmo iniciar a leitura de meu exemplar e me deleitar com instruções maravilhosas. Abraço! Ah, já ia me esquecer de dizer que : O BLOG FICOU MARAVILHOSO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro e assisti as palestras no YouTube varias vezes e ainda tive o privilegio de assisti-la ppresencialmente..Coloquei em prática os seus ensinamentos e fizeram a difernça na minha saúde. .Agradeço a Deus por isso e foi tão importante q vendi muitos e também dei de presente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que benção querida. Obrigada pela comentário. Volte sempre!

      Excluir
  3. Gostei das informações contidas no livro, mas apesar de ser pré diabético, não tive apoio da esposa no que respeita a mudança no habito alimentar

    ResponderExcluir