5 de julho de 2017

A Alimentação Vegetariana é Deficiente em Proteínas?


A velha história das proteínas e os vegetarianos. Quem é vegetariano e nunca ouviu: e as proteínas?


People, fiquem despreocupados. Existe proteína no reino vegetal. Afinal o que são proteínas? Para que você precisa de proteínas? Para falarmos que alguém precisa de algo no mínimo precisamos saber do que se trata e quais suas principais funções. Proteínas são cadeias formadas por aminoácidos. Os vegetais e os microorganismos são capazes de fabricar os 20 aminoácidos (total existente), os seres humanos fabricam apenas 12, ou seja os outros 8 aminoácidos (chamados essenciais) devem ser adquiridos através da alimentação. A proteína vegetal contém todos os aminoácidos incluindo os essenciais que tanto precisamos.
As proteínas desempenham papéis importantes no nosso corpo. Elas têm a função de formar fibras musculares, cabelo, ossos, dentes, enzimas, alguns hormônios e anticorpos.

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br

Segundo o livro “Saúde Nua e Crua” da doutora Márcia Lobo Vidoto, a proteína animal é muito eficiente na promoção do crescimento, porém isso não significa saúde. Em contraste a proteína vegetal promove um crescimento mais lento só que contínuo e mais saudável.
Os vegetais são ricas fontes de proteínas. Já parou para pensar de onde os maiores animais do planeta como elefantes, girafas, hipopótamos tiram suas proteínas? Todos eles são herbívoros! Será que esses animais ficam fracos por falta de alguma proteína?


Eu já falei sobre isso quando escrevi como me tornei vegetariana, mas vou repetir: eu era uma pessoa que vivia com anemia quando comia carne porque eu não comia nada de verduras. Quando me tornei vegetariana comecei a comer tudo do reino vegetal e nesses quase 4 anos de vegetariana nenhum exame acusou anemia.
O que ninguém se preocupa é que o excesso de proteínas traz sérios riscos para a saúde. O lucro por traz dos grandes frigoríficos é que impede que essa informação seja passada. Confira a citação retirada do livro “Saúde Nua e Crua”:
A recomendação de ingestão diária é que 10% da nossa energia venha da proteína, o equivalente a cerca de 50 gramas. Mas em média considerando a alimentação ocidental típica, o consumo tem sido o dobro ou mais do que essa recomendação- somente um bife médio de 100 gramas contém 30 gramas de proteína. O organismo não é capaz de metabolizar proteína em excesso e danos serão causados à saúde. [...]
O consumo de proteína animal não é um assunto qualquer. Indivíduos tem sofrido uma overdose de proteína diariamente. O excesso de proteína na alimentação está associado com uma série de doenças e condições médicas- incluindo câncer, a doença cardíaca, osteoporose e fraturas, obesidade, formação de cálculos, distúrbios digestivos, baixa imunidade, colesterol elevado, envelhecimento precoce, artrite, disfunção autoimune [...].
[...] A descoberta foi que a proteína vegetal não promove o crescimento de câncer, mesmo com altos níveis de ingestão. Foram usadas a proteína do trigo e a da soja, com o mesmo nível de ingestão da caseína- de 20%. Nenhuma das duas ativou o crescimento dos pré-tumores cancerígenos como foi o caso da proteína do leite.
Percebe o número de problemas que você se livra ao retirar suas proteínas do reino vegetal e não do animal? A proteína é um nutriente de grande importância mas deve ser consumida do tipo certo e na quantidade certa.
[...] O arroz integral ou batata, por exemplo fornecem sozinhos toda a proteína e aminoácidos que um adulto ou criança necessitam. Todos os amidos não refinados e vegetais de cor verde, amarela ou laranja também são perfeitamente calibrados para o fornecimento ideal do nível de proteína necessária. Não há necessidade de uma combinação específica de alimentos a cada refeição, para que a proteína seja calculada e suprida.


Se você não virou vegetariano ainda com medo de ficar fraco por falta de proteínas, pode ficar despreocupado!



Saiba mais sobre o livro Saúde Nua e Crua: http://www.saudenuaecrua.com.br/



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