Alimentação vegetariana é coisa de gente rica?

19 de julho de 2017



Grande Mito. E eu falo a partir do meu contexto de vida. Ao cortar os alimentos cárneos, a maioria dos vegetarianos se abre a um completo estilo de vida mais saudável. Há uma diminuição (ou eliminação) de alimentos industrializados, refinados, prática de exercícios físicos...  Nessa postagem me refiro a esse tipo de vegetariano.
Já ouvi muita gente dizer: “os produtos vegetarianos são muito caros e difíceis de encontrar”. Não é bem assim! Frutas, legumes, verduras tem valores mais acessíveis do que alimentos cárneos. E não é porque você se tornou vegetariano que precisa consumir todos aqueles produtos vegetarianos industrializados (que são realmente caros). Talvez no início da sua mudança você sinta necessidade de algo parecido com a carne, como os bifes de soja, hambúrgueres veganos... Ainda assim, tudo isso dá para ser feito em casa a um preço mais acessível e sem aquelas substâncias (de nomes complicados) nada benéficas para sua vida que vem em quase todos alimentos industrializados. Com boa vontade tudo é possível!



Eu acredito na alimentação vegetariana simples, sem frescuras. E essa eu sei que é acessível a todos. Tudo o que você precisa como vegetariano está na sessão hortifrúti do supermercado, no cerealista, no sacolão ou feira livre de verduras e frutas. Sem contar que se você tiver um quintal, pode fazer uma hortinha e assim economizar mais ainda!



Já ouvi muitas vezes: “Castanhas são muito caras, e você é vegetariana como faz?”.... Algumas castanhas são realmente caras (amêndoa, castanha-do-Pará, de caju, etc..), mas existem outras mais acessíveis como amendoim, coco, castanha de bauru. Opte por consumir as mais acessíveis ou compre o mínimo das caras. Por exemplo, a castanha de caju na cidade que eu moro é 150,00 o quilo (esse preço muito me assusta), quando não consigo substituí-la por nenhuma outra em alguma receita compro 100 g, gasto apenas 15,00.
Algumas frutas são muito caras”, tenho certeza que elas não possuem nutrientes exclusivos. Você pode optar por consumir as frutas da estação, sempre fica mais acessível. Por exemplo, sou louca por caqui. O preço dele varia muito durante o ano, aproveito para consumir quando ele está mais barato. Existem muitas opções de frutas em um mesmo grupo, por exemplo o morango é caro por aqui e faz parte das frutas vermelhas. Mas tenho outras opções mais acessíveis de frutas vermelhas como tomate, melancia e amoras (abençoadas sejam as cidades que encontramos amoreiras pelas ruas).

Te amo Floripa !

Outra forma de economizar com a alimentação vegetariana é que ao consumir alimentos favoráveis à sua saúde você evita doenças. Ao evitar doenças você economiza na conta da farmácia (e essa sim judia do bolso das pessoas). Vou exemplificar algumas atitudes simples que podem fazer você não gastar com remédios:

ü  beber água em jejum- evita a constipação.
ü  beber água com limão pela manhã  - evita resfriados e infecções (antibióticos são caros e os efeitos colaterais não são os melhores).
ü  consumir sucos de frutas e verduras (Saiba mais sobre Suco Detox)- além de limpar seu organismo, turbina seu sistema imunológico evitando várias doenças.
ü  Uma alimentação vegetariana diminui a incidência de diabetes, osteoporose, doenças relacionadas ao colesterol alto, obesidade, doenças cardíacas dentre outras.



Quando você vai ao supermercado e deixa de comprar carne, leite, ovos e utiliza esse dinheiro para comprar vegetais, você está comprando saúde.  
Saúde não é coisa de gente rica. Ela é acessível a todos. Quem desfruta de boa saúde possui a maior riqueza!
Sou muita grata por viver no Brasil, um país com uma diversidade enorme de vegetais. Aqui temos tudo o que precisamos. Infelizmente frutas e sementes importadas ganham um destaque maior, pois são mais caras e o comércio nos vende a ideia de que possuem benefícios únicos (e mirabolantes muitas vezes), mas nós já somos abençoados com o que é produzido aqui. Valorize o seu país!




1 pessoa comentou

1 comentários:

  1. Muito legal este poste. Sou vegetariano estrito já há cerca de 7 anos. E quando as pessoas se apercebem disso normalmente afirmam que é difícil ser vegetariano, pois é caro demais este estilo de vida! Muito legal teu trabalho em divulgar o estilo de vida saudável.

    ResponderExcluir