Receita - Pão Integral

2 de dezembro de 2016


Os alimentos integrais são aqueles que não passaram por processos de refinamento. Eles conservam suas fibras e vitaminas. Segundo a Revista Vida e Saúde consumir uma porção de alimentos integrais todas as manhãs pode reduzir 20% os riscos de hipertensão arterial nos homens. Esses alimentos também turbinam o sistema imunológico e colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Esta não é uma receita de pão 100% integral (só com farinha integral). Neste pão utilizamos uma mistura de farinha de trigo integral e farinha branca, mas acrescentamos as fibras retiradas pelo refinamento. Fazemos essa mistura para que o pão fique mais macio. Em breve receita do pão 100% integral.

Ingredientes:


800 gramas de farinha de trigo branca
1 copo de farelo ou fibra de trigo
2 xícaras e meia de farinha de trigo integral
3 colheres de gérmen de trigo
2 colheres de aveia em flocos
3 colheres de sementes de linhaça
1 xícara de açúcar mascavo
½ copo de óleo
1 colher de sopa de sal
2 colheres e meia de fermento biológico
600 ml de água morna mais ou menos


Modo de Preparo:


Dissolva a quantidade de fermento em meia xícara de água com uma pitada de açúcar demerara ou branco (para auxiliar na ação do fermento). Reserve.



 Misture as farinhas com todos ingredientes secos (Reserve cerca de um copo da farinha branca).



 Observe o que aconteceu com o fermento dissolvido, quando ele dobrar de volume ou seja alcançar o topo da xícara, despeje sobre a mistura de ingredientes secos. 



Acrescente o óleo. Vá acrescentando a água aos poucos e misturando até se tornar uma massa homogênea firme e macia. Se a massa ficar muito mole use a farinha que você reservou no início.



Coloque essa massa para descansar até dobrar de volume em uma vasilha com tampa. O tempo vai depender da temperatura do local onde você vive.



Quando a massa dobrar de volume divida a massa, você pode modelar como desejar. Eu gosto de fazer pãezinhos redondos.


 Coloque os pães modelados em uma assadeira untada com óleo. Você pode também polvilhar fibra de trigo sobre a assadeira untada. Leve ao forno desligado.


 Aguarde seus pães dobrarem de volume. 



Ligue o forno em fogo baixo (180°), deixe os pães assarem até formarem uma crosta firme (cerca de 30 min). Aumente o fogo para o segundo nível mais alto do seu forno (no meu caso 260°). Quando os pães estiverem dourados estarão prontos!




Ficou com dúvida? Deixa nos comentários abaixo que eu te ajudo!


Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário