9 de agosto de 2017

O que aprendi com o Livro Saúde Nua e Crua



Saúde Nua e Crua  foi escrito pela doutora Marcia Lobo Vidoto, um dos melhores livros que já li sobe saúde. Dentre os vários conteúdos resolvi destacar para vocês o que foi novidade para mim:

“Saúde se escreve com ph”


Um ph equilibrado e levemente alcalino é uma porta fechada para muitas doenças. O fatores que aumentam a acidez do organismo são: estresse, estilo de vida sedentário, excesso de atividades físicas, infecções, toxinas ambientais e uma alimentação acidificante.
Alimentos acidificantes: Carnes vermelhas, ovos, peixes, embutidos, laticíneos, bebidas alcóolicas e cafeinadas, alimentos refinados,  chocolate e adoçantes atificiais.
Alimentos alcalinos: legumes, verduras, tubérculos e raízes, frutas, cereais e leguminosas, adoçantes como açúcar mascavo, mel, stevia e caldo de cana.

O excesso de Proteína Animal é preocupante


Já falei sobre esse assunto no post “A alimentação Vegetariana é deficiente em proteínas?”.

Os Carboidratos não são culpados pela Gordura Localizada


A autora mostra diversos estudos que comprovam que os carboidratos não engordam. Segundo ela o problema não é o pão e sim a manteiga passada nele, o problema não é a batata e sim o óleo e/ou queijo que vem junto.
E faz muito sentido se você pensar nos asiáticos que possuem uma alimentação baseada em arroz e vegetais ricos em amido e são povos centenários que desconhecem o sobrepeso e a obesidade.

Óleo é Óleo


Qualquer óleo vegetal (soja, milho, azeitona, linhaça, coco, etc..) é um produto industrializado, artificial e prejudicial à saúde! Segundo a autora, os óleos extraídos de vegetais não são alimentos e sim calorias vazias, isoladas e concentradas: 100% gordura.
A gordura que necessitamos está embutida nas castanhas, legumes, frutas, verduras e grãos integrais.

Cálcio


Muitas pessoas ainda são iludidas com os laticínios pensando que o leite é a fonte mais segura para se obter cálcio e ter ossos fortes. Mas a questão chave não é aumentar a ingestão de cálcio e sim reter no organismo. Menos de 1/3 do cálcio dos laticínios é absorvido pelo organismo. O consumo de qualquer proteína animal (inclusive o leite) retira o cálcio dos ossos para o equilíbrio ácido-alcalino.
Uma alimentação vegetariana é alcalinizante favorecendo a retenção de cálcio. As dietas baseadas em alimentos cárneos e laticíneos são associados aos mais altos índices de osteoporose. Os vegetais são a fonte primária de cálcio e de outros minerais.

Suplementos


Suplementos possuem nutrientes sintéticos isolados e concentrados, isso pode causar desequilíbrio nutricional. Vitaminas, minerais e outros nutrientes devem ser consumidos em sua forma natural, como parte dos alimentos, só assim os benefícios são alcançados.

Detox


O processo de desintoxicação  favorece a eliminação de toxinas. A desintoxicação pode ser realizada a partir do consumo de alimentos naturais, integrais e 100% vegetarianos.
O consumo de sucos naturais complementa suas necessidades nutricionais. Para sugestões de sucos clique aqui. A Dra. Marcia ressalta que os sucos devem ser coados para uma absorção mais rápida e um menor desgaste energético do sistema digestivo. Sendo que mesmo coando o suco, você ingere fibras, as fibras solúveis em água.
Os sucos de vegetais podem ser usados  no dia a dia, mas JAMAIS devem tomar o lugar de vegetais e frutas in natura.


Para ler a resenha do livro clique aqui.
Para adquirir o livro acesse : http://www.saudenuaecrua.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 

Naturebices da Elen Template by Ipietoon Cute Blog Design