Alimentação equilibrada

14 de dezembro de 2016




É só tirar a carne da alimentação e estou saudável? Não... Ser saudável vai muito além... É um estilo de vida composto por vários hábitos, como por exemplo a prática regular de exercícios físicos, repouso adequado, consumo adequado de água, exposição à luz solar, saúde mental. A alimentação equilibrada é só um dos pilares da vida saudável.

E como seria uma alimentação equilibrada? Eu tive a oportunidade de assistir uma palestra sobre esse assunto com a nutricionista Karen Pereira em um spa médico educativo (CEVISA). Aprendi que a alimentação saudável é composta por refeições que tenham 3 grupos de alimentos: Reguladores, Construtores e Energéticos.

Reguladores: esse grupo é representado principalmente por frutas, verduras e legumes. Esses alimentos fornecem ao organismo vitaminas, minerais, fibras e água que regulam o seu funcionamento, evitando e ajudando a combater as doenças.




Construtores: são os alimentos ricos em proteínas cuja função é ajudar na construção e crescimento dos tecidos musculares, ossos, dentes, unhas e cabelo. São representados pelas carnes, ovos, leite, feijões, ervilha, grão de bico, vegetais verdes escuros, soja, castanhas dentre outros.



Energéticos: fornecem energia e calor, são os alimentos ricos em carboidratos. São representados por batata, mandioca, mandioquinha e pelos cereais como arroz, milho, aveia, trigo.



Um prato vegetariano equilibrado vai diferir de um prato onívoro equilibrado apenas no grupo dos construtores, tendo uma fonte de proteína vegetal ao invés de animal. Em questão de proporção, a maior quantidade deve ser de alimentos reguladores. Coma bastante frutas e verduras, principalmente em seu estado cru. A quantidade de proteína e carboidrato vai variar de acordo a quantidade de calorias que você precisa ingerir.





E aí sua alimentação é equilibrada? Independente de comer ou não carne é preciso prestar atenção no que você tem ingerido. Cuidado com modinhas de dietas que excluem algum grupo da sua alimentação. O equilíbrio é sempre fundamental!

Conta aí, você sabe combinar os alimentos para ter uma refeição equilibrada? Lembre-se: é fundamental explorar a grande variedade que temos disponível em nosso país.


Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário