Como se relacionar com uma pessoa deprimida

12 de setembro de 2018


Por Andréia Ribeiro

  Quando a pessoa que você ama encontra-se doente, por exemplo: com gripe, você a leva ao médico, faz ficar em repouso e tomar a medicação correta e talvez até um chá de ervas. Acredito que todos tem uma opinião de como fazer nesse caso, não é? Mas quando seu parceiro(a) está doente mentalmente, sabe como agir?


 A depressão, a doença mental que é o mal do século tem alto índice de ocorrência.  São 10% da população mundial que a possui e esse número cresce todos os dias.  Ela lidera a lista das doenças que incapacita as pessoas.  Como lidar com essa enfermidade que pode estar ocorrendo dentro de sua casa com quem você ama?

 Um ponto importante é ajudar a pessoa a procurar profissionais capacitados para um diagnóstico correto, pois muitas pessoas acreditam que a depressão é apenas uma tristeza que está durando um longo período. E desta forma coloca como se fosse fácil sair deste cenário. Gere um espaço onde seu parceiro(a) consiga falar com você, não julgue, apenas demonstre que se importa, que está ao lado e disposto a ajudar.

 Relacionar com alguém deprimido é difícil e pode ter uma grande pressão sobre a relação amorosa. A vivência com esta pessoa muitas vezes é crítica, negativa e infeliz.  Entenda sobre a doença, saiba como contribuir para a recuperação e como agir diante dela. A depressão tem gravidade distinta diante de cada pessoa, mas o comportamento destas tem impacto que podem afetar significativamente a relação.

 No cérebro ocorrem mudanças quando uma pessoa está deprimida, há um desiquilíbrio químico, onde influencia o humor, os pensamentos, a energia, o sono, desejo sexual. Na crise a pessoa tem pensamentos pessimistas e o interesse por coisas triviais, se perde. Procure manter o seu otimismo nesta situação, os pensamentos negativos da pessoa amada, não se deixe levar por eles. Pode ocorrer rejeição de quem está adoecido diante de sua ajuda, releve e encontre os momentos adequados para dar um pouco de distância ou fazer aproximação.

Mas lembre-se, os neurotransmissores não estão agindo de forma equilibrada e há situações externas também que contribuem para pessoa estar assim. Desta forma a socialização do seu parceiro(a) estão prejudicadas, tornando-o de introvertido até furioso. Não se irrite e nem leve para o lado pessoal, a pessoa está doente, precisa de tratamento, atenção e acolhimento.

 Vá com a pessoa, não somente oriente a procurar tratamento, vá com ela ao hospital, a uma clínica psiquiátrica, a psicoterapia. Ajude-a movimentar-se, nem que seja ir a padaria com você. Não deixe a doença vencer a relação, a criar distanciamento entre vocês e adoecê-los.

 É importante obter ajuda de familiares e amigos, você precisará recarregar as baterias de vez em quando, para conseguir ser apoio. Esquecer de cuidar de si mesmo, pode ocorrer, mas você precisa estar bem para poder fazer algo pela pessoa que ama.  Durma, coma corretamente, tenha apoio emocional, você pode ficar exausto se não se cuidar.

 Você precisa ter esperança e oferecê-la. Ela pode ser estimulada de várias formas: pela fé em Deus, amor aos familiares, dentre outras. Sempre que a situação se tornar muito difícil, se apegue no que é importante. A pessoa que você ama, precisa sentir seu zelo por ela, diariamente. Vocês podem trilhar juntos o processo do tratamento, seja paciente e mostre que são parceiros nesta caminhada. Vença a doença com tratamento adequado e amor.   




Andréia Ribeiro é psicóloga graduada pela UEMG com formação em sexologia clínica. Atualmente trabalha com psicoterapia individual e de casal, além de realizar palestras sobre autoestima, educação e  sexualidade para homens e mulheres.
Contato: andreiaribeiropsic@gmail.com
Instagram: @realizemudancas

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário