Vegetarianismo e o Mimimi

30 de novembro de 2016







Já comentei com vocês que recebi muitas críticas quando decidi pela dieta vegetariana. Cada coisa sem noção que eu ouvi que hoje acho até graça! Na maioria das vezes a crítica vem de pessoas ignorantes no assunto. Às vezes eu perdia a paciência, mas sempre tinha uma resposta baseada na ciência para rebater.

Se você está pensando em mudar sua alimentação, saiba que com certeza vão aparecer aquelas pessoas que não entendem nada para opinar. Geralmente elas não estão preocupadas com sua saúde e sim em falar, pois tudo aquilo que é diferente é alvo de falatórios.

Se você acabou de se tornar vegetariano e já não aguenta mais ouvir “E as proteínas?”... Calma! Todos passamos por esta fase. Tenha pena dos críticos, eles realmente não sabem o que estão falando. Então, estude e tenha seus argumentos para debater com muito respeito e educação é claro!

Uma das coisas que mais me incomodava era os críticos pensarem que a gente só comia soja. Respiro fundo só de relembrar. O mundo vegetal é tão diverso, existem cerca de 300 mil espécies vegetais comestíveis. Não, não se iludam.... se tirarmos a carne da dieta tem muita coisa ainda para se comer!

Outra pergunta que irrita qualquer vegetariano/vegano é a clássica: “E as proteínas?” Paciência. Duvido que quem faça essa pergunta ao menos saiba o que é proteína. Fiquem tranquilos críticos, o mundo vegetal também tem proteínas. Proteína não é algo exclusivo do reino animal. Agora, as fibras são exclusivas do reino vegetal ! E a gente não pergunta para os carnívoros: “E as fibras? Como vocês substituem?”



Também tem aqueles críticos que comem de tudo e vem estragar sua paz: “Você não come carne, mas come açúcar” ou “Você não come carne mas os vegetais estão repletos de agrotóxicos”. Penso que para essa questão é essencial o respeito. Exemplificando, eu respeito quem come carne, pois acredito que todo mundo tem seu tempo, e eu mesma já comi. Eu respeito quem corta apenas carne vermelha, pois como disse a mudança na alimentação é como subir uma escada, cada pessoa tem uma velocidade para transpor os degraus. Esse é um blog que preza pelo respeito. A dieta vegetariana me levou a buscar outras soluções saudáveis para minha vida, uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, mas ainda tem coisas que preciso melhorar.

Neste mundo é muito complicado ter uma alimentação 100% saudável, e decidir quais mudanças fazer primeiro é algo pessoal. Não acuse quem conseguiu vencer algumas coisas e outras não. Eu estou numa fase que fico muito feliz comigo mesma, venci a carne, o açúcar refinado, consumimos o mínimo de produtos industrializados. Mas não é por isso que vou acusar quem come açúcar. Eu me preocupo é com as outras coisas que preciso equilibrar na minha alimentação. E desejo que todos façam o mesmo.

Não desanime com as críticas, faça suas mudanças ainda que pequenas. Pois isso colabora para trilhar o caminho das grandes mudanças. Respeite seu tempo e o tempo dos outros. E o mais importante é não se conformar e buscar dentro dos seus limites meios de viver mais saudável, ter uma vida equilibrada dentro das suas possibilidades.

Conta aí: qual a maior barbárie que você já ouviu sobre o vegetarianismo?


2 pessoas comentaram

2 comentários: