Como ajudar uma pessoa com depressão

9 de setembro de 2018


Por Débora de Lellis

É comum no dia a dia termos momentos  de tristeza e apatia diante de algo ruim que nos acontece. Mas a depressão não se resume a isso, ela traz sintomas que limitam e incapacitam  as pessoas de executar as tarefas mais simples como tomar um banho, se alimentar corretamente, trabalhar...  Quem nunca foi atacado pela depressão talvez tenha uma certa dificuldade em compreender o que se passa com a pessoa depressiva.

O depressivo tende a pensar de uma forma diferente das pessoas que não têm depressão. Todos nós temos a visão de nós mesmos, do outro e do futuro e o que acontece na mente da pessoa com depressão é que ela passa a ter essas visões de forma distorcida, negativa e catastrófica, que vão abalando ali toda sua auto-imagem e auto-estima, minando assim sua vontade de viver.

 Ás vezes rotulamos a pessoa de preguiçosa, de fraca, incapaz, quando na verdade existe ali uma doença grave que atinge várias pessoas na nossa atualidade. A depressão é como uma “companheira” e como tal fica ali com a pessoa em todo o tempo e traz consigo desânimo, irritação, incapacidade de sentir as coisas boas por assim dizer, tornando seu convívio difícil.

O que você pode fazer por alguém que passa por essa triste doença:


1-Entender que se trata de uma patologia

A primeira coisa que se deve fazer para ajudar uma pessoa a sair da depressão é entender a doença como patologia, pois só assim  não haverá espaço para recriminar ou julgar. O conhecimento do assunto abrirá portas para auxiliar. Compreenda.

2-Procurar tratamento.

Incentive a pessoa a buscar por tratamentos. Quebre o preconceito de que psicólogo e psiquiatra são para loucos. Assim como você cuida da saúde do corpo deve cuidar também  da mente. É  provável que a pessoa não tenha energia para buscar o tratamento, mas você pode conversar com ela sobre o assunto, pode marcar a consulta com um profissional e até acompanhá-la se preciso. Lembrando que toda ajuda deve ser feita de forma convidativa e nunca forçada.

3-Estimule a prática de exercícios físicos.

Pode parecer desafiador pois a pessoa  pode ter dificuldades para se levantar para fazer algo. O exercício físico aumenta os batimentos cardíacos do organismo que produzem endorfina e dopamina que vão trazer sensação de bem estar. Em vez de dizer que a pessoa precisa se exercitar diga que o dia está lindo e que seria uma boa idéia saírem para caminhar.

4-Tente identificar os pensamentos.

 Na maioria das vezes os pensamentos da pessoa com depressão podem estar vindo de forma distorcida da realidade, carregados de catastrofização. Ajude-a a compreender a realidade. Sugira que faça uma lista de gratidão. Isso mesmo! É um convite para que essa pessoa olhe a vida de uma forma diferente da qual tem visto. O deprimido tende a focar nas perdas, no que ficou  para trás. E você pode ajudar a mudar o foco. E a pergunta que pode auxiliar é aquela: “O que você gostaria que permanecesse  em sua vida?”. Imagine se você amanhecesse amanhã sem  aquilo que agradeceu  hoje. Assim é uma sugestão para observar as pequenas coisas da vida e seus pontos bons.

5- Cuidado com o que diz.

Nunca diga que isso é coisa da cabeça dela.  Seja gentil e compreensivo. Não tente alegrar a pessoa o tempo todo. Isso a fará sentir ´pior. Não tente mostrar que tem pessoas piores. Isso só trará sentimentos de culpa e desesperança. Não diga que ficar na cama não irá ajudar, diga que ouviu dizer que sol faz bem e convide a ir lá fora. Nunca diga que é falta de Deus, pois todas as pessoas adoecem, diga apenas se você for religioso que vai orar ou rezar por ela. Seja sensível ao abordar o assunto. As pessoas não estão acostumadas a falar de saúde mental ou da falta dela. Fale pouco. Ouça mais. Seja um bom ouvinte! Estar disponível para alguém sem julgar ou opinar é um dos maiores presentes que se pode  oferecer.

6-Mostre que você se importa.

Seja apoio. As pessoas com quadro depressivo tendem a achar que são um fardo, que não são amadas ou que serão abandonadas. Mande mensagens, ligue, ofereça ajuda prática, como lavar louça ou ajudar noutra tarefa.  Pergunte como você pode ajudar. Mostre coisas boas.

7-Esteja bem.

 Para ajudar uma pessoa você precisa estar bem consigo mesma..  Nenhuma ajuda vale seu cansaço mental. Certifique-se de que se encontra apta para ajudar. Busque ajuda você também de profissionais e de pessoas que saibam  lidar com a doença.





Débora de Lellis é formada em psicologia pela Faculdade Pitágoras, trabalha com atendimento psicoterápico, faz palestras sobre temas como Comunicação, Felicidade; com foco no público feminino. 
Contato: deboraqueiroz2012@hotmail.com.

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário